Erasmus+ - Atividade Transnacional de Aprendizagem em Mafra (3)

O Jornal "O Carrilhão" divulgou o nosso projeto Erasmus+. Leia aqui a notícia publicada.

 

Erasmus+ - Atividades Transnacionais de Aprendizagem em Mafra (2)

Na semana das Atividades Transnacionais de Aprendizagem em Mafra, as atividades enriquecedoras contribuíram para a formação integral dos alunos das 4 escolas europeias (Alemanha, França, Itália e Portugal).

Este vídeo retrata alguns desses momentos de aprendizagem: https://www.youtube.com/watch?v=V1wXmNQ3DS4

 

Erasmus+ - Atividades Transnacionais de Aprendizagem em Mafra (1)

Na semana das Atividades Transnacionais de Aprendizagem em Mafra, os nossos alunos expuseram o trabalho "Art from the Sea" que contou com o apoio da Skeleton Sea.

Veja como decorreu a atividade em Ribeira d'Ilhas: https://www.youtube.com/watch?v=8GW3OrBiMF4

 

Erasmus+ - Partilha de experiências (Itália)

Vídeo das atividades na escola parceira italiana: https://youtu.be/wuLynKn08Uc

 

Erasmus+ - Partilha de experiências (Alemanha)

Vídeo das atividades na escola parceira alemã: https://youtu.be/Rq08T9r6Kjs

 

Erasmus+ - Partilha de experiências (França)

Divulga-se o segundo momento das Atividades Transnacionais de Aprendizagem em França:

Vídeo das atividades na escola parceira francesa: https://vimeo.com/169161598

 

Erasmus+ - Avaliação

Divulga-se o Relatório de Avaliação das Atividades Transnacionais de Aprendizagem realizadas, na Alemanha, entre 29 de novembro e 5 de dezembro de 2015. O relatório foi elaborado pelos professores da Escola Anfitriã, integrados no Projeto Erasmus+ de Parcerias Estratégicas.

Divulga-se o Relatório de Avaliação das Atividades Transnacionais de Aprendizagem realizadas, em França, entre 22 e 29 de maio de 2016. O relatório foi elaborado pelos professores da Escola Alemã, integrados no Projeto Erasmus+ de Parcerias Estratégicas.

Divulga-se o Relatório de Avaliação das Atividades Transnacionais de Aprendizagem realizadas, em Itália, entre 27 de novembro a 4 de dezembro de 2016. O relatório foi elaborado pelos professores da Escola Alemã, integrados no Projeto Erasmus+ de Parcerias Estratégicas.

Divulga-se o Relatório de Avaliação das Atividades Transnacionais de Aprendizagem realizadas, em Portugal, entre 07 e 14 de maio de 2017. O relatório foi elaborado pelos professores da Escola Alemã, integrados no Projeto Erasmus+ de Parcerias Estratégicas. 

 

Erasmus+ - Revista Innovate Yourself

A revista "INNOVATE YOURSELF" com as atividades de aprendizagem realizadas, na Alemanha, durante a 1ª semana de dezembro de 2015, pode ser lida AQUI.

A revista "INNOVATE YOURSELF" com as atividades de aprendizagem realizadas, em França, durante a última semana de maio de 2016, pode ser lida AQUI.

A revista "INNOVATE YOURSELF" com as atividades de aprendizagem realizadas, em Itália, no final de 2016, pode ser lida AQUI.

A revista "INNOVATE YOURSELF" com as atividades de aprendizagem realizadas, em Portugal, na 2ª semana de maio de 2016, pode ser lida AQUI

O trabalho de compilação de todos os materiais elaborados pelos alunos ficou a cargo do nosso parceiro Istituto di Istruzione Marie Curie em Pergine Valsugana, Itália.

 

Erasmus+ - Partilha de experiências

Dando continuidade a um percurso iniciado há já alguns anos com as parcerias dos projetos Comenius, a Escola Secundária José Saramago - Mafra está, mais uma vez, a participar num projeto europeu, desta vez integrado no recém-criado programa Erasmus+, que desde 2014 abarca os diversos programas educativos europeus. Trata-se, neste caso, de um projeto de ação-chave 2, uma parceria estratégica que, além da nossa escola, envolve mais três escolas europeias: Lycée Granier (Chambéry - França), Georg-Buchner-Gymnasium (Seelze – Alemanha) e Istituto di Istruzione Marie Curie (Pergine Valsugana – Itália), sendo o grupo coordenado pela escola francesa. Assim, ao longo de dois anos, tendo como língua de trabalho o inglês, um grupo de professores e alunos destas quatro escolas darão corpo ao projeto intitulado “Innovate Yourself, Create Yourself Anew, Produce Yourself!”.

Pretende-se, acima de tudo, partilhar experiências e boas práticas, desenvolver competências linguísticas e digitais, dando visibilidade ao que em cada país se leva a cabo no âmbito da inovação nos vários campos do saber, nomeadamente a nível social, económico, literário e artístico.

No primeiro Encontro Europeu, que decorreu na Alemanha entre 29/11 e 5/12/2015, participaram dez alunos e três professores da nossa escola, desenvolvendo trabalho colaborativo com os parceiros ao aprofundar a temática dos inovadores sociais.

Segue o video dessa experiência enriquecedora para todos os alunos e professores: https://youtu.be/Rq08T9r6Kjs

As atividades do projeto podem ser seguidas em: https://www.facebook.com/erasmusprojectka2/

Após esta primeira mobilidade à Alemanha será o momento de dar destaque à inovação no mundo das letras e preparar a ida a França, que terá lugar de 22 a 29 de maio de 2016, coincidindo com a realização do “Festival de Premier Roman de Chambéry”.

No próximo ano letivo, em novembro de 2016, dar-se-á enfoque aos inovadores económicos, abordando questões relacionadas com a sustentabilidade económica e hábitos alimentares, sendo neste caso o Istituto di Istruzione Marie Curie, situado nos Alpes italianos, a receber as escolas parceiras.

Para concluir, caberá à Escola Secundária José Saramago - Mafra, acolher o último Encontro que terá lugar em maio de 2017 e explorará um outro aspeto ao nível da inovação, o do mundo das artes.

No final, espera-se que os objetivos do projeto tenham sido alcançados e que todos os parceiros europeus sintam que a partilha foi profícua e que as aprendizagens realizadas, não só a nível académico e profissional, mas também pessoal, lhes abrem novas portas numa Europa plurilingue e pluricultural onde “Innovate Yourself, Create Yourself Anew, Produce Yourself!” pode fazer a diferença.

Ana Maria Marques Dias
Coordenadora ERASMUS+

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine