Último dia de trabalhos. Chegou a hora da despedida. Reunimo-nos todos para mostrarmos o que fizemos e aprendemos ao longo desta semana de trabalho intensivo.
Partilhamos as nossas experiências pedagógicas e expetativas para podermos responder à seguinte questão:
Pode a robótica ajudar de forma transversal os nossos alunos a assimilar melhor os conteúdos do currículo?
Cremos que esta experiência veio mostrar que sim!
Último dia no Black Country Atelier, local onde decorreu a maior parte da nossa aventura robótica.
Chegou o momento de dar os últimos retoques para mostrarmos o que fizemos ao longo destes dias, antes de, tristemente, começar a fase de desmontagem.
Na parte da tarde tempo para finalizarmos os trabalhos do grupo, para estar tudo pronto para apresentar amanhã.
Após a execução de alguns exercícios e de melhoramentos no nosso robot, chegou a altura de ouvirmos a palestra do professor Jeremy Wyatt, da Universidade de Birmingham.
O professor Wyatt falou-nos sobre robótica e inteligência artificial, baseando-se nos estudos que publicou sobre "The three waves robotics".
Continuar... Disseminação - Robotics for Schools#6
Na parte da tarde houve oportunidade para ver uma impressora 3D a funcionar e fazer uns protótipos utilizando o Skechup.
Hoje de manhã continuamos o nosso trabalho no Black Country Atelier, onde aperfeiçoamos os nossos modelos e corrigimos o código.
Após muita luta e tentativa erro, conseguimos colocar o nosso robot a seguir uma parede e a corrigir a direção sempre que se desviava do percurso correto.
Da parte da tarde fomos visitar o Museu de Ciências. Um espaço muito agradável e com uma exposição muito interessante sobre o desenvolvimento tecnológico em Birmingham nos séculos XVIII, XIX e XX.
No último piso podemos ver uma exposição com robots e experimentar manipular uma cópia do Rover enviado a Marte para recolher amostras do solo.
A nossa tarefa é construir um robot que siga ao longo de uma parede, no fim da qual a deve contornar e esticar um braço mecânico para largar um recipiente.
Para isso iremos utilizar o Arduino IDE, vários sensores, cabos, placas, ...
Primeiro, vamos começar com pequenos programas e perceber como funciona todo este material. Começamos por programar um semáforo simples (vermelho e verde) e depois introduzimos um pouco mais de complexidade e foi acrescentado o amarelo.
No final do dia, montamos o nosso robot e amanhã partimos para a programação das pequenas tarefas que ele tem de executar.
No Black Country Atelier fazem-se muitos cursos para escolas e outros institutos, como sejam algumas universidades, relacionados com robótica e eletrónica. Vai ser neste espaço que vamos passar os nossos próximos dias, a aprender.
O nosso desafio:
Como vai ser a nossa agenda:
Dias 1 e 2
Dias 3 e 4
O segundo dia começou com a constituição dos grupos de trabalho, em que os professores ficaram divididos de acordo com a faixa etária dos seus alunos e características das escolas. e a distribuição de tarefas a realizar ao longo do curso.
Depois de discutirmos o que são e não são robots, suas características e funções, terminamos a manhã a construir uma mão mecânica, a partir de materiais recicláveis, que conseguisse levantar um copo com água.
Materiais: elásticos, cordel, cartão e palhinhas.
O processo:
No final, a mão vencedora foi a do grupo Portugal, Itália, Grécia e Espanha :-)
Continuar... Disseminação - Robotics for Schools#2
A escola participa no curso Robotics for Schools, através do projeto Erasmus+ KA1, para professores.
O curso desenrola-se me Birmingham, Inglaterra, entre 19 e 26 de março.
No 1.º dia conhecemos o grupo de professores envolvidos nesta formação e o formador, David Powell e a sempre incansável colaboradora Leticia. Os professores são provenientes de Itália, Lituânia, Grécia, Espanha, Croácia, Hungria, Letónia e, claro, Portugal.
O grupo de professores é muito heterogéneo, havendo alguns sem qualquer tipo de conhecimento e sem qualquer contacto com a robótica e outros que já trabalharam algumas vezes com os alunos ou fizeram alguma formação, havendo ainda quem trabalhe regularmente com os seus alunos e participe em várias atividades nos seus países.
Continuar... Disseminação - Robotics for Schools#1